NOTAS SOBRE AMOR E FIDELIDADE

Transcrevo aqui trechos de uma palestra de mais de uma hora de um dos melhores oradores brasileiros: professor Clóvis, que dá aula de filosofia na USP.

“Quem ama dá e dá por amor. Generosidade é apenas imitação do comportamento de quem ama. Somos todos generosos algum dia. Assim é a fidelidade. Você tá apaixonado com os quatro pneus arreados. Quando acorda às 3 da manhã pra fazer xixi, enxerga a figura do ser amado no vaso sanitário: paixão arrebatadora. E nem passa pela sua cabeça intimidades físicas com outro que não com aquele objeto da sua paixão. Aquela exclusividade é a consequência óbvia daquele sentimento arrebatador. Se você fosse tentar intimidades com outra pessoa, passaria vergonha, só pensaria nela, não daria certo, e você é exclusivo por amor. Mas o amor acaba, e muitas vezes o amor acaba pelo tempo de convivência, e você, por compaixão, pra não produzir tristeza em quem por tanto tempo esteve ao seu lado, você continua exclusivo. Às vezes é falta de opção, você continua exclusivo sem amor: exclusividade decidida, exclusividade pensada, exclusividade escolhida, a isso chamamos fidelidade. Imitação do comportamento de quem é exclusivo porque ama e só pensa nele ou nela.

Amor e desejo são a mesma coisa, EROS, segundo Platão. Mas desejo é o quê? Desejo é a falta, é a busca do que faz falta, é a energia pra buscar o que não temos, o que não somos, o que não conseguimos fazer ainda. Você ama aquilo que deseja e deseja aquilo que não tem.

Aristóteles não concorda: a vida desejante é infeliz, e propõe outra forma de amor. O amor de Aritsóteles não é pelo que falta, mas sim pelo que você já tem, já conseguiu. O amor dele é o que chamamos de alegria: é a passagem pra um estado mais potente o próprio ser. Essa seria a outra forma de amor.

Se você ama na falta e na presença, você ama e ponto.”

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s