5 SONGS: PLAYLIST DA SEMANA

A Satanáries aqui vai contar um pouco pra vocês do que eu ouço durante a semana. Música é uma parte importantíssima na minha vida – senão a MAIS IMPORTANTE – e eu uso música pra tudo: tem música pra quando eu acordo, pra quando estou trabalhando, pra externar alegria, tristeza, ódio, pra fazer exercício…

Essa semana foi super conturbada… Então eu acabei ouvindo músicas que me remetem aos problemas, mas ao mesmo tempo – como eu disse anteriormente – me colocam pra cima, possuem alguma mensagem positiva ou que me lembrem coisas boas antes das ruins acontecerem. Vamos ver como esse post vai sair, porque acho que preciso comentar minhas escolhas musicais.

1. SARA HARTMAN – MONSTER LEAD ME HOME
Eu adoro descobrir novos artistas. Sara Hartman não era tão desconhecida, mas nunca tinha prestado muita atenção na letra dessa música. “We walk in shadow, monster lead me home”. Todos nós andamos em algum tipo de “sombra” nas nossas vidas. Temos segredos. Coisas que não dividimos com ninguém, ou dividimos com uma única pessoa de nossa confiança. A letra de “Monster Lead Me Home” é muito enigmática, mas ao mesmo tempo, bastante clara. Achei ela bem óbvia pra suprir minhas necessidades de choro / lembrança / motivação. Nossos monstros, quando exorcizados apropriadamente, só nos dão lições positivas e valiosas.

 

2. TRAVIS – SING
Travis é anos 90 total. E eu estou numa vibe “anos 90, que saudades de você”. E quando a gente canta, como diz a letra, a vida faz sentido de verdade. Eu tava escutando essa música tomando uma Cherry Coke na última noite. Nossa, me veio tanta memória incrível da minha adolescência, de como eu fui desabrochando aos poucos, como meus gostos foram mudando, como meus irmãos tentaram me copiar, o que os vizinhos falavam pelas minhas costas e, mesmo assim, eu achava graça. Foi uma época de libertação dos estereótipos e expectativas. Querem saber? A lembrança mais forte que essa música me trouxe foi do meu primeiro dia de aula. De tarde, depois de pedir pedágio de minissaia e all star desenhado com caneta Bic, eu tinha a minha primeira transa de verdade, com o meu primeiro namorado. Foi lindo, foi desconfortável, foi no banho, debaixo de um chuveiro. Foi mágico! Me deu um ânimo maravilhoso terminar minha noite ouvindo esse som.

 

3. BANKS – BRAIN
A primeira vez que eu ouvi essa música foi num vídeo em que uma garota simplesmente maravilhosa, com um corpo lindo, todo tatuado, de lingerie rosa pink e dreads super compridos fuma maconha de um bong e passa a fazer pole dance com essa música. Fiquei simplesmente hipnotizada pela garota. Foi uma música que a letra fez total sentido pra mim em relação ao comportamento masculino, de forma geral. Na tradução, Banks diz assim: “eu posso ver você lutando, mas garoto, não machuque seu cérebro pensando no que vai dizer, porque tudo pra você é só um jogo, sempre tentando calcular, tentando parecer esperto, mas não tão esperto a ponto de ameaçar o que eles dizem”. Gostamos dos meninos, mas eles nem sempre parecem gostar da cabeça da gente, e por isso os joguinhos mentais, né?

 

4. ROBBIE WILLIAMS – PARTY LIKE A RUSSIAN
Eu estava precisando ouvir algo novo e que me levasse a um pouco de subjetivismo pra ir pra frente. Engraçado, esse single do Robbie Williams saiu ontem e eu adorei a subjetividade da letra. As referências à cultura russa – quem conhece um russo mesmo, sabe do que eu estou falando – são ótimas e o refrão é pra entendedores: “divirta-se como um russo e fim de papo / dance como se tivesse batido com a cabeça / ponha uma boneca dentro da outra / sedução disco / faça como um oligarca”. Sai pra beber com um russo e me conta se não vai ser uma das noites mais divertidas da sua vida. E pense na letra: ela se aplica à vários contextos diferentes.

5. LADY GAGA – PERFECT ILLUSION
Essa mulher parece que sabe quando um “car crash” vai rolar na minha vida. Sempre sai a música quando acontece uma treta. Letra simples, direta, energética. Melhor parte da letra: “eu ainda sinto a porrada, mas pelo menos agora eu sei…”.

Leave a Reply

