LADY GAGA: A SATANÁRIES DA VEZ

Na semana passada, Lady Gaga apresentou o novo álbum, “Joane”, através do single “Perfect Illusion”. Para quem achava que ela estava numa pior depois do fracasso de vendas do também maravilhoso “ARTPOP”, ela solta um novo hit / hino de carreira e os monstrinhos com certeza – eu sou uma delas – estão nas nuvens com esse tesão de música. Não adianta fugir de Satanáries, ele te encontra!

Stefani Germanotta é nova ainda, mas se comporta como uma rainha do pop deveria se comportar… Isso tem um motivo: Lady Gaga, lógico, é ariana! A nova-iorquina jamais desistiu de ir pra frente dos holofotes. Teimosa, ela persegue o sonho desde a adolescência, e por um tempo permaneceu sob a sombra de composições que virariam hits nas vozes de outras estrelas do pop, como Britney Spears.

Quando ela finalmente chamou a atenção de Akon, o primeiro tiro foi certeiro: o lançamento de “Tha Fame”, um dos títulos mais arianos da história da música contemporânea. O ecletismo e a paixão vivaz, fervente de Gaga em suas composições é visceral. Você pode enxergar toda a intensidade da cantora americana, com uma voz que não precisa de retoques, com coreografias coordenadas, desorganizadas, estranhas de propósito, para chamar a atenção do espectador. Vídeos super elaborados, músicas que contam grandes dramas e traumas de amor, críticas duríssimas à sociedade atual, especialmente sobre relacionamentos homoafetivos, violência sexual e bullying, fizeram Lady Gaga despontar rapidamente como uma grande artista.

Após um breve período envolvida intimamente com o jazz e em sua parceria com Tony Bennett, ela volta ao que faz melhor: um hit maldito grudento, embrulhados em papel de influências oitentistas – a presença dos sintetizadores é latente em “Perfect Illusion” – e um videoclipe que tira seu fôlego. É impossível escolher entre prestar atenção na interpretação de Gaga, seu corpo impecável, a atmosfera da música ou ainda a urgência, a ardência do videoclipe. Ambos, vídeo e música, possuem autorreferências de vários marcos em sua carreira. Um apreciador de música pop saberá reconhecer a genialidade de “Perfect Illusion”, incluindo a letra. Lady Gaga: uma Satanáries que realiza todos os dias. Duvido você assistir sem ter vertigem e, ao mesmo tempo, querer levantar e gritar “it wasn’t laaaaaaaavh, it was a perfect illusion!”

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s