WILLIAM MORTENSEN – FEITIÇARIA E DEVASSIDÃO

O fotógrafo William Mortensen (1897-1965) ficou bastante conhecido como um profissional que fazia fotos das principais estrelas de Hollywood. Mas as imagens selecionadas foram produzidas durante a década de 20. Em seu tempo livre, Mortensen gostava de criar imagens que com mulheres semi-nuas envolvidas em ambientes de atos de bruxaria e libertinagem. Ao analisar essas imagens, é possível concluir que Mortensen fazia uso de cenas e efeitos técnicos que ainda estavam à frente do seu tempo. Mas foram essas técnicas brilhantes e mal compreendidas que definiram novas tendências, hoje bastante populares entre os profissionais na fotografia artística.

Ao usar elementos diferentes em suas fotos, Mortensen também transforma estas criações únicas em storyboards cheios de narrativa. Há movimento e ação que engrandecem ainda mais a beleza da fotografia de Mortensen. As fotos tornaram-se motivo de grandes debates com Anselm Adams, um naturalista que, mais tarde, acusaria Mortensen de herege e de persononificar o anti-Cristo.

As imagens abaixo fizeram parte de uma exposição de Stephen Romano no Museu “Morbid Anatomy” no Brooklyn, Nova Iorque. Ela se concentra em uma série chamada “A Pictorial Compendium of Witchcraft”.

unnamed-100

 

Salvar

Advertisements

One Comment Add yours

  1. Fantástico! Uma pena como, muitas vezes, iremos nos deparar com tais imagens em locais como a Deep Web e afins, menosprezando os valores artísticos envolvidos nas obras. Por mais textos como esse resgatando estes aspectos sobre gente que, boa parte das vezes, nem mesmo conhecemos – como eu, que acabo de conhecer Mortesen aqui e agora. Obrigado.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s