SEXO MACABRO DE TOSHIO SAEKI

Arte macabra não é feita pra qualquer tipo de apreciador. E arte macabra envolvendo sexo, menos ainda. Assim é o trabalho do ilustrador japonês Toshio Saeki, que volta seus olhos para o erotismo japonês, com artes bastante controversas, polêmicas, cheias de violência e atos sexuais mórbidos. Apreciar sua coleção é como entrar em pesadelos eróticos grotescos: voyeurismo, personagens pálidas, mulheres-demônio, ambientes de pura luxúria, estranhos e que, por vezes, envolvem temas como necrofilia, assassinato, canibalismo e mutilação genital.

Imagens de sexo e morte colidem de maneira bastante desconfortável aos olhos: mulheres beijando crânios, cobras venenosas que contorcem-se dentro de orifícios, corpos repletos de insetos, globos oculares no lugar de genitálias… Saeki tem uma maneira estranha de expor o inconsciente e perturbar a imaginação de maneiras novas e surpreendentes. Ele explicou seu trabalho: “eu tento, em vez de capturar as flores vivas que, por vezes se escondem e crescem dentro de sonhos imorais, horripilantes e sem nenhuma vergonha”.

O interessante da obra do ilustrador reside também em suas técnicas: ele as baseia em uma longa tradição de xilogravuras Ukiyo-e e pinturas do período Edo no Japão. Em uma variação chamada Shunga, estas peças mostravam cenas eróticas. Saeki gosta de retratar e provocar emoções inquietantes, que combinam HQ, pesadelos de infância, imagens obscenas, tudo o que ele havia desenhado no período escolar. Em resumo, a arte de Saeki – hoje com 70 anos – representa erotismo, poder e desejo de maneiras surpreendentes e depravados, evocando sensações conflitantes, viscerais que tanto fascinam e repelem o espectador, tornando difícil desviar o olhar.

Salvar

Salvar

Salvar

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s